

|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Usar pastas branqueadoras sem orientação profissional pode parecer uma solução fácil para clarear o sorriso, mas traz riscos sérios. Elas geralmente têm abrasivos fortes ou agentes clareadores como peróxido que, em excesso, desgastam o esmalte dentário. O desgaste torna os dentes mais finos, frágeis e suscetíveis a cáries, além de provocar sensibilidade, irritações nas gengivas e mudanças na cor natural ao aparecer a dentina. Estudos demonstram que pastas branqueadoras com alto teor abrasivo aumentam a rugosidade e reduzem a dureza do esmalte.
Outro problema é que o uso frequente ou indevido pode agravar essas condições — por exemplo, escovar com muita força ou usar produtos com pH muito baixo contribui para corrosão do esmalte e danos permanentes. Além disso, algumas pastas não informam claramente sua composição ou indicam concentrações seguras dos agentes branqueadores — o que dificulta para o consumidor entender o risco que está correndo. Estudos alertam que sobre o uso livre desses produtos, sem avaliação individual, há maiores chances de sensibilidade dentária prolongada e desgaste que pode expor a dentina.
Se você quer clarear os dentes, o ideal é consultar um profissional de odontologia para avaliar sua saúde bucal, verificar se há contra-indicações (como esmalte fim, inflamações ou restaurações antigas) e indicar o melhor produto ou tratamento. Um dentista pode orientar qual concentração usar, com que frequência e se há necessidade de cuidado extra para proteger o esmalte e as gengivas — garantindo um sorriso mais branco sem colocar em risco sua saúde dental.
🦷❗🔥💬
#cuidadoscomosdentes #pastasbranquiadoras #sobreriscos #esmaltefragil #sensibilidadedentária #odontologiaresponsável #clareamentodental #dentistas #saúdebucal #pontesaojoaoodontologiaestetica
Assine nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades

Agende sua Consulta